Portugueses não sabem conciliar trabalho e família

09:30:00


Metade dos portugueses considera que o trabalho dificulta a vida familiar. E dois terços assumem mesmo ter dificuldades em conciliar a vida profissional e a vida familiar. As conclusões são de um estudo realizado pela Universidade Católica, que ouviu 800 pessoas sobre esta questão.

O inquérito revela também que o equilíbrio entre o trabalho e a família é um aspecto importante para 66% dos portugueses. No que toca à dificuldade em conciliar as esferas familiar e profissional, não há grandes diferenças entre homens e mulheres: 59% dos homens e 69% das mulheres queixam-se de não conseguir fazê-lo.

Quando questionados sobre as medidas de conciliação entre trabalho e família que encontram nas empresas onde trabalham, a maioria dos portugueses afirmou conhecer o horário de trabalho flexível, o regime de turnos e o estatuto trabalhador/estudante. No que se refere à legislação, as medidas que os portugueses conhecem melhor são os subsídios sociais de maternidade, o abono de família, o abono de família pré-natal e a dispensa para amamentação. No entanto, o apoio e o acesso a cuidados médicos é, para a maioria, a medida considerada mais importante para melhorar a conciliação familiar e profissional.

Os resultados do estudo foram apresentados ontem, na Universidade Católica, numa conferência que assinalou, em simultâneo, o arranque do projecto Conciliação, entre Portugal e a Noruega. A organização esteve a cargo da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e do Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica. O projecto prevê um conjunto de parcerias com a Noruega no sentido de reunir entidades públicas e privadas para aumentar a consciencialização social e promover uma maior cultura de conciliação entre trabalho e vida familiar.

Fonte: Jornal i

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe